Realizamos o II Fórum Estudantil com a destacada presença da Dra. Valéria da Silva Rodrigues, Juíza Titular da Vara Infracional da Infância e Juventude. Ela destacou o valor do respeito pelo outro, como primeira e essencial regra, na vida em coletividade. Disse que tem faltado educação na sociedade atual, aquela que vem do berço, desde bem pequenos. Educa-se, de verdade, desde bem pequeno!
Destacou que o Estatuto da Criança e do Adolescente veio para reconhecer a criança e o adolescente como sujeitos de direitos e deveres, na chamada doutrina de proteção integral. Não se usa mais o termo “menor”. Chama-se de criança qualquer um até 12 anos, e de adolescente a partir dos 12 até os 18 anos. E a partir dos 12 anos, quem comete crime ou uma contravenção penal, é punido pelas leis do Estatuto, podendo, inclusive, ser preso.
Para Dra. Valéria, a formação do caráter acontece desde o nascimento e só vai aprimorando. Segundo ela, é o caráter que leva a pessoa a praticar crimes, já que tais pessoas não sabem lidar com seus problemas. Não é fome, não é pobreza. É a índole, mesmo, de cada um, que motiva o crime.
O primeiro dever, segundo ela, é o respeito ao próximo, independente da religião de cada um, e saber colocar-se no lugar do outro, essencial para viver a vida em sociedade.
Todos somos responsáveis pelos atos que praticamos, ressalta Valéria. Por isso, é fundamental pensar muito bem antes de fazer, pois na vida não há volta. Se fez tem que pagar!
Com certeza, foram momentos de esclarecimentos e oportunidade de auto avaliação sobre as escolhas que cada um está fazendo no presente, como preparação para sua vida no futuro!
Leave a Reply
Seu e-mail está seguro conosco.
You must be logged in to post a comment.