Práticas Meditativas Mindfulness no Ambiente Escolar, em tempos frenéticos
Por José Donizetti dos Santos
Instrutor de Mindfulness pelo Mindfulness Trainings Internacional, orientado diretamente pelo Lama neozelandês Jangchub Reid; Filósofo, Educador e Diretor do Colégio Maria Clara Machado
Sobre o tempo passando, Mário Quintana, excepcional poeta e jornalista nascido em Alegrete/RS, escreveu que “… quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é Natal! Quando se vê, já terminou o ano… quando se vê, perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê, passaram 50 anos…”
O tempo está passando com uma velocidade incontrolável e indescritível. Vivemos em tempos frenéticos: conectados virtualmente e o tempo todo, cada vez mais nos distanciamos de nós mesmos, de nossa interioridade… E o que é ainda mais preocupante, nos distanciamos também das pessoas que estão mais próximas de nós, muitas vezes para nos “relacionarmos” com aquelas que estão do outro lado da tela…
Além de frenético e acelerado, vivemos tempos líquidos, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos intelectuais mais respeitados e produtivos da atualidade. Para ele, os tempos são “líquidos” porque as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente, parecendo que nada é feito para durar, para ser “sólido”, o que gera outras questões como a obsessão pelo corpo perfeito, o culto às celebridades, o endividamento geral, a paranoia com a segurança e a instabilidade das relações, inclusive as relações amorosas (os casamentos são realizados na base do “se não der certo, a gente separa!). Mundo incerto, agitado, impaciente, hiperativo, estressante, cada vez mais desafiador!
Toda essa realidade impacta e afeta diretamente as escolas: alunos, pais e professores estão cada vez mais desconectados de si mesmos, cada vez mais instáveis, cada vez mais em busca de algo que nem sequer sabem o que é nem onde perderam. Em busca de sentido para as suas vidas, em busca da felicidade, muitas vezes, em meio ao vazio de sua existência no mundo.
Assim, o estresse, caracterizado como “mal do século”, é gerado, dentre outras, pelas questões citadas anteriormente, e atinge cada vez mais pessoas: levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. Em cada sete trabalhadores, ao menos três sofrem a síndrome de Burnout ou algum transtorno mental e não sabem…
Nesse contexto, experiências relacionadas a práticas meditativas mindfulness no ambiente escolar acabam sendo muito bem vindas, assim como fazem todo o sentido. Tais práticas visam justamente a busca da conexão e reconexão da pessoa com ela mesma, o autoconhecimento e o equilíbrio interno, para conseguir atuar de maneira positiva no seu ambiente cotidiano, seja nas salas de aula, na família, em grupos de amigos ou no ambiente de trabalho.
A prática de Mindfulness é mais que um conjunto de técnicas para estar no momento presente: é uma atitude frente à vida, que impulsiona as forças pessoais para ajudar no desenvolvimento dos potenciais humanos.
No contexto educativo, tais práticas trazem benefícios tanto para alunos como para os professores e, dependendo das ações promovidas na escola, também para os pais de alunos. Os participantes das práticas adquirem um estado de consciência e calma, capaz de autorregular seu comportamento, conhecer-se melhor, além de criar um ambiente propício para a aprendizagem.
Os principais benefícios das práticas meditativas mindfulness para os estudantes incluem: