Em 2014 entrei no Colégio com minha auto-estima baixa, tendo em vista que estava com algumas dificuldades de aprendizado, principalmente em Matemática. Porém, quando me deparei com os professores sempre dispostos a me dar atenção, de uma maneira que jamais tinha recebido em outro colégio, me senti estimulado e disposto a mudar minha rotina de estudos. Pude descobrir que era e sou capaz de superar qualquer matéria, algumas com mais dificuldades e outras com mais estudos.
Gostaria de agradecer ao diretor Donizetti por tudo oferecido a mim nesses três anos de intensa convivência, principalmente pela atenção especial vinda de sua pessoa, sempre presente nos diversos afazeres do colégio. Entre eles: receber e despedir-se individualmente dos alunos diariamente no portão, sempre passando mensagens reflexivas com uma moral muito forte. Gostaria inclusive de citar uma de suas frases, a qual sempre marcou muito minha caminhada e marcará com certeza minha vida: “mire sempre a Lua, caso erre você chegará nas estrelas”.
A inquietude e o ceticismo do coração de mãe – já descrente do ensino ortodoxo – deram lugar à esperança. Das escolhas feitas às escuras, o CMCM foi das mais acertadas! Minha filha, enfim, tem a oportunidade de entender “escola” como lugar que acolhe, que ensina a fundo as disciplinas REALMENTE fundamentais (e que, infelizmente, não caem no ENEM) como autoestima, autoconhecimento, pertencimento, altruísmo, respeito e empatia. Eu – a mãe – tive, enfim, a oportunidade de entender escola como parceira. Obrigada, CMCM, por ensinar tanto a todos nós!
Depoimento da Priscila, mãe Luiza, 5° ano
Quando decidi matricular minha filha no Maria Clara, eu só esperava uma coisa: que ela fosse feliz na escola. Júlia levava na mochila algumas experiências não tão bem sucedidas, de duas escolas anteriores, e estava muito insegura emocionalmente. Claro que a insegurança emocional comprometia seu desempenho acadêmico, e o Maria Clara foi escolhido sob muitos critérios, pois eu não podia mais errar com a escolha da escola para minha filha!
O que eu posso dizer hoje? Em maio de 2017 foi o casamento da Júlia e a maioria dos seus padrinhos/madrinhas, são os mesmos colegas que a acolheram no Maria Clara, em 2004. Além deles, estiveram presentes o Donizetti, sua família, e muitos professores, que continuam no colégio até hoje e fizeram a diferença na vida da minha filha. E não só na vida acadêmica, porque participaram da reconstrução da sua autoestima, e a ajudaram a ser essa filha e profissional maravilhosa que ela é hoje.
O Colégio Maria Clara Machado é mais que uma instituição em que nossos filhos vão aprender matérias do currículo oficial e se preparar para o ENEM e vestibular. É um colégio em que nossos filhos TAMBÉM se preparam para ENEM e vestibular.
O aluno é visto como um ser humano em formação e é estimulado a desenvolver o que tem de melhor, seja no campo intelectual, emocional ou social. Suas capacidades são valorizadas, fortalecendo a autoestima e confiança. E ele ainda tem a oportunidade de aprender ferramentas para alcançar o equilíbrio mental.
A família é incentivada a participar desse processo de formação em parceria com a escola. O resultado é um indivíduo preparado para enfrentar os desafios profissionais, equilibrado, consciente do mundo ao seu redor, confiante e apto para dar continuidade nesse crescimento pessoal.