-
Minha filha teve a grande boa sorte de poder estudar no Colégio Maria Clara Machado. Entrou bem pequena, com apenas 1 ano de idade, e, em 2018, se formou no 3º ano do Ensino Médio. O que o Colégio proporcionou para ela foi muito além do Português, Matemática, História, Geografia… Ela vivenciou a cada ano valores que são a base para se formar um ser humano voltado para o bem e para o cuidado. Respeito ao diferente, solidariedade, empatia, esforço, boa vontade, e tantos outros…
Nos momentos difíceis e diante das dificuldades, ela contou com o apoio do Donizetti e da equipe de professores e funcionários, que deram o incentivo necessário através de diálogos acolhedores, pontuaram suas escolhas e deram oportunidades de enxergar novos horizontes, elevar a sua estima e mostrar o seu verdadeiro potencial. O diferencial do Colégio é exatamente a capacidade de enxergar seu filho(a) como um ser único com suas habilidades e jeito de ser.
Hoje minha filha está com 19 anos. Conseguiu um trabalho numa empresa excelente onde é bastante elogiada e conseguiu uma nota bastante significativa no ENEM. Uma pessoa preparada para enfrentar com confiança, consciência e alegria o que vier no seu caminho.
Duas palavras que ela escutou durante todos os anos que estudou no Colégio ficaram gravadas na sua vida e ela demonstra o valor destas através de seus pensamentos e atitudes: “CORAGEM E RESILIÊNCIA”. A minha palavra para descrever o sentimento pelo Colégio Maria Clara Machado é: GRATIDÃO. Foi um ÚNICO Colégio e um Colégio ÚNICO na vida da minha filha!
Selene Rios, Mãe da ex-aluna Milena
-
A inquietude e o ceticismo do coração de mãe – já descrente do ensino ortodoxo – deram lugar à esperança. Das escolhas feitas às escuras, o CMCM foi das mais acertadas! Minha filha, enfim, tem a oportunidade de entender “escola” como lugar que acolhe, que ensina a fundo as disciplinas REALMENTE fundamentais (e que, infelizmente, não caem no ENEM) como autoestima, autoconhecimento, pertencimento, altruísmo, respeito e empatia. Eu – a mãe – tive, enfim, a oportunidade de entender escola como parceira. Obrigada, CMCM, por ensinar tanto a todos nós!
Depoimento da Priscila, mãe Luiza, 5° ano
Priscila, Mãe Luiza
-
Em 2014 entrei no Colégio com minha auto-estima baixa, tendo em vista que estava com algumas dificuldades de aprendizado, principalmente em Matemática. Porém, quando me deparei com os professores sempre dispostos a me dar atenção, de uma maneira que jamais tinha recebido em outro colégio, me senti estimulado e disposto a mudar minha rotina de estudos. Pude descobrir que era e sou capaz de superar qualquer matéria, algumas com mais dificuldades e outras com mais estudos.
Gostaria de agradecer ao diretor Donizetti por tudo oferecido a mim nesses três anos de intensa convivência, principalmente pela atenção especial vinda de sua pessoa, sempre presente nos diversos afazeres do colégio. Entre eles: receber e despedir-se individualmente dos alunos diariamente no portão, sempre passando mensagens reflexivas com uma moral muito forte. Gostaria inclusive de citar uma de suas frases, a qual sempre marcou muito minha caminhada e marcará com certeza minha vida: “mire sempre a Lua, caso erre você chegará nas estrelas”.
João Victor Guimarães Costa, Ex-aluno do Colégio
-
Quando decidi matricular minha filha no Maria Clara, eu só esperava uma coisa: que ela fosse feliz na escola. Júlia levava na mochila algumas experiências não tão bem sucedidas, de duas escolas anteriores, e estava muito insegura emocionalmente. Claro que a insegurança emocional comprometia seu desempenho acadêmico, e o Maria Clara foi escolhido sob muitos critérios, pois eu não podia mais errar com a escolha da escola para minha filha!
O que eu posso dizer hoje? Em maio de 2017 foi o casamento da Júlia e a maioria dos seus padrinhos/madrinhas, são os mesmos colegas que a acolheram no Maria Clara, em 2004. Além deles, estiveram presentes o Donizetti, sua família, e muitos professores, que continuam no colégio até hoje e fizeram a diferença na vida da minha filha. E não só na vida acadêmica, porque participaram da reconstrução da sua autoestima, e a ajudaram a ser essa filha e profissional maravilhosa que ela é hoje.
Renata Gazzinelli, Renata Gazzinelli, pedagoga, especialista em educação centrada em Valores Humanos, diretora de eventos do SINEP/MG e mãe da nossa ex-aluna Júlia Gazzinelli.
-
O Colégio Maria Clara Machado é um Colégio à frente de seu tempo. Como ex-aluna, tenho grande prazer em contar que passei dias maravilhosos nesta escola. O aluno deixa de ser um número, uma nota, e se torna um ser humano, com qualidades e limitações! Os professores ultrapassam a barreira entre alunos e mestres e se tornam grandes amigos, aliás, isto é uma característica marcante em todos os funcionários!
Essa é uma escola onde pais e responsáveis podem colocar os seus filhos e confiar de olhos fechados, pois é impossível estar em melhores mãos do que a da equipe dessa instituição.
Ana Paula Gomes Miranda, Ex-aluna do Colégio
-
Em 2015, eu comecei a estudar no Colégio Maria Clara Machado. Como qualquer outra pessoa, no primeiro dia de aula, estava ansiosa. Eu me perguntava se haveria, no futuro, bons momentos decorrentes do que a escola me proporcionaria. Porém, com o tempo, eu percebi o quanto toda a minha ansiedade inicial era desnecessária e o quanto o Colégio era incrível. Sempre fui acolhida muito bem pelos professores, funcionários, diretoria, coordenação e estudantes. Esse acolhimento não se baseia somente em simpatia, mas também na preocupação com o lado humano e no cuidado.
Portanto, esse ano (2018) é o meu último no Colégio Maria Clara Machado, pois ano que vem vou começar uma nova etapa da minha vida, a faculdade. A animação para entrar em uma universidade é elevada, mas, ao mesmo tempo, embora isso pareça uma contradição, sei que no próximo ano irei sentir falta dos momentos que o Colégio Maria Clara Machado me proporcionou.
Luísa Pongelupe de Carvalho, Aluna do 3° ano do Ensino Médio